terça-feira, 18 de agosto de 2015

Detentos do Premabas tentaram escapar pulando muro.


Tentativa de fuga ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 17

Alguns detentos do pavilhão 5 do Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), localizado no município de Tobias Barreto, serraram as celas e tentaram fugir pulando os muros da unidade com auxílio de cordas feitas com lençóis. O episódio ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira, 17. Os presos foram interceptados pelos próprios agentes penitenciários quando já se dirigiam ao muro para escalar.

De acordo com o diretor do Departamento Penitenciário de Sergipe (Desipe), Agenildo Júnior, ainda não é possível constatar um número de presos que tentaram fugir, já que este levantamento está sendo feito junto com as investigações levadas pelo Desipe. Segundo Agenildo, as celas danificadas já estão sendo reparadas e os presos já foram encarcerados novamente.
Apesar da ação providencial dos agentes penitenciários que evitou a fuga dos detentos, a investigação deve esclarecer como os detentos conseguiram serrar as celas e quais objetos usaram para isso. De acordo com Agenildo, isso será averiguado nos próximos dias com as ‘revistas e varreduras’ feitas no pavilhão durante a investigação. “Todo procedimento será feito com base no previsto pela lei de execução penal, inclusive, deve caracterizar como desabono de conduta, o que acarretará na pena dos detentos que tentaram fugir”, disse Agenildo.
Superlotação e recorrência de fugas
Mesmo não fugindo nenhum dos detentos na tentativa da madrugada desta segunda-feira, 17, o presídio de Tobias Barreto registrou três fugas de presos em pouco mais de um mês durante junho e julho de 2014, quando os agentes penitenciários estavam em greve. Primeiro fugiram 50, em seguida 12, e depois mais quatro detentos. No balanço feito pela Sejuc em março de 2015, o Premabas tem capacidade para 340 presos, mas o balanço aponta lotação carcerária de 429 detentos.
Agenildo ressalta que as tentativas de fugas sempre são corriqueiras em presídios, mas a cada dia o sistema de segurança e prevenção de fugas tem melhorado, diminuindo os índices de fuga.
Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza (Portal Infonet)

Com informações do Desipe

Imagens: Grupo INFORMAÇÕES POLICIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário