A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), realizou nessa sexta-feira, 17, e sábado, 18, mais uma edição da operação “Sergipe Mais Seguro”, agora em alguns bairros da zona sul de Aracaju, além dos municípios de São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda, com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade na região. Na ocasião, os policiais recuperaram um veículo HB20 que havia sido roubado na cidade de Boquim na mesma noite, sendo apreendido no Conjunto Orlando Dantas.
Durante a operação, que teve início às 17h e término às 00h nos dois dias, foram realizadas várias abordagens a estabelecimentos comerciais, transeuntes e veículos, com o objetivo de diminuir as incidências de crime na área, evitando o cometimento de crimes contra o patrimônio, crimes contra a vida, tráfico de drogas,  porte ilegal de armas de fogo,  entre outros.
O trabalho foi desenvolvido nos seguintes núcleos habitacionais: Santa Maria, Orlando Dantas, 17 de Março,  Augusto Franco, Mosqueiro, Coroa do Meio, Atalaia, Grageru, Jardins, Sol Nascente, Jabotiana, Rosa Elze e Eduardo Gomes (São Cristóvão) e a cidade de Itaporanga D’Ajuda.
A ação contou com o emprego de policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ºBPCom) e do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), no total de 127 policiais atuando nos dois dias de operação que contaram com o pagamento de gratificação (GRAE) por serem empregados durante a folga, sendo uma das alternativas para intensificar o policiamento nas áreas mais críticas de Aracaju.
Como resultado, a Polícia Militar abordou na sexta-feira, 841 veículos, dentre eles 323 veículos de passeio, 85 táxis, 29 ônibus e 404 motocicletas e motonetas. Apenas nove veículos foram autuados em flagrante por irregularidades de trânsito.
Já no sábado, dia 18, foram abordados 242 automóveis de passeio, 98 táxis, 33 ônibus, 338 motos e ciclomotores. Além de revistas a transeuntes e pessoas que estavam no interior dos ônibus e que estavam de bicicleta. Foram realizadas duas notificações de trânsito.
De acordo com o comandante da operação policial, major Marconi Sobral, “é  importante mencionar que durante o período da operação, não foi constatado junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) nenhum tipo de crime de repercussão tais como roubos e homicídio, na área do policiamento”.
Veículo roubado recuperado
Por volta das 20h30 do sábado, a guarnição móvel da operação foi informada acerca de um indivíduo, em posse de arma de fogo, que estaria transitando em um veículo HB20, cor vinho, de placa OEL 7782, no Conjunto Orlando Dantas.
De imediato, as viaturas da operação realizaram rondas no local e momentos depois localizaram o veículo na avenida Heráclito Rollemberg. Ao perceberem a presença dos policiais, os criminosos abandonaram o HB20 e entraram em um matagal próximo à ponte do Conjunto Orlando Dantas que dá acesso ao Augusto Franco.
Ao ser feita a revista no interior do veículo, constatou-se que se tratava de um produto de roubo, pois foram apreendidos um capuz e um capacete de moto, além de joias  e outros pertences abandonados. Em consulta aos registros policiais, os militares verificaram que o carro tinha sido roubado na cidade de Boquim às 19h, por quatro criminosos portando arma de fogo. O caso foi encaminhado para Delegacia para posterior devolução ao proprietário.
Fonte: PMSE