quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ASSALTO EM FRENTE A UMA DELEGACIA




Ontem a noite, dia 16, quarta-feira, por volta das 21h, uma cidadã foi assaltada por meliante armado de facão em frente a porta da 5ªDM, que fica localizada no conjunto João Alves Filho, no município de Nossa Senhora do Socorro (Matéria pode ser conferida no http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=177549&pagina=1). Para nós, talvez não seja motivo de surpresa já que outros casos parecidos ocorreram em alguns pontos de Sergipe. Essa semana mesmo, uma motocicleta foi tomada de assalto nas proximidades (duas ruas após) a 3ªDM, que fixa em Aracaju. 

Em outro caso, não tão recente, bandidos armados tomaram um ciclomotor a 100 metros de uma Cia de Polícia, que fica localizado no conjunto Parque dos Faróis. Realmente, chama atenção a ousadia destes bandidos que não se intimidam com a presença da polícia nas proximidades de onde decidem praticar suas ações delituosas. Culpa de uma cultura que acaba produzindo violência? Sim o Brasil é um país violento, com mais de 60 mil homicídios por ano e uma população carcerária que não para de crescer. E com o advento do whatsapp, essa ferramenta de relações sociais que em instantes, até mesmo em segundos, informa de maneira muito chocante, a nossa violência cotidiana.


Alguns acharão isso normal. Mortes e mais mortes todos os dias, estampadas nas manchetes policiais e nos compartilhamentos das redes sociais já não parecem comover mais. Aliás, tornaram-se show business para os mais afoitos em vê sangue espalhado pelo chão. Enquanto escrevia, pensei: “estamos doentes”? Sim estamos, animais selvagens que matam seus semelhantes, muitas das vezes numa banalidade cruel e sem sentido. “Estamos doentes”? Sim estamos, vendo nossos jovens entrando no mundo das drogas e tendo suas vidas ceifadas ou cooptadas por bandidos, em nome de um “deus”, o deus do poder, o deus do dinheiro ou da vingança. 

Mas voltando aquela senhora que foi assaltada, se a Policia não está conseguindo defende-la, bem próximo de onde a polícia está,  então que irá nos defende-la? Ou quem irá nos defender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário