sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PM divulga esquema de segurança para a aplicação das provas do Enem


Cerca de 200 militares vão fazer a escolta das provas e rondas policiais. População vai poder enviar denúncias sobre fraudes pelo WhatsApp.

Do G1 SE

Cerca de 200 policiais militares vão trabalhar na ‘Operação Enem 2015’ em 32 municípios de Sergipe. Eles montaram um planejamento para fazer a escolta das provas, fazer rondas ostensivas, supervisionar e monitorar os locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  O esquema vai das 4h até às 22h de sábado (24) e domingo (25) e componentes das polícias Civil e Federal também vão integrar a operação conjunta.

“Recebemos a missão de fazer a escolta das provas do centro de distribuição dos Correios até os locais de aplicação das provas e no retorno destas ao ponto de partida. Viaturas dos nove Batalhões da PM vão fazer a segurança no entorno das escolas onde o exame será aplicado. Além disso, também haverá o Centro de Monitoramento onde o atendimento das ocorrências terá um comando”, explicou o tenente-coronel Eliziel Rodrigues, coordenador estadual da Operação Enem 2015 e comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI).

O plano de prevenção foi elaborado sete meses antes da aplicação das provas. A sala de monitoramento terá um comando unificado e lá estarão presentes membros de várias divisões da segurança pública, do Consórcio Aplicador do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As ocorrências locais serão comunicadas e cadastradas em um sistema conectado ao Centro de Monitoramento Nacional, com sede em Brasília.

A PM divulgou ainda um telefone funcional com WhatsApp para o recebimento de informações sobre o Enem, o número é (79) 98867-8867. “Qualquer ocorrência, seja de fraude, perturbação do sossego ou outra situação que venha a interferir no funcionamento do Enem pode ser comunicada diretamente a Sala de Monitoramento por esse contato”, destacou Eliziel Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário