terça-feira, 24 de março de 2015

PC APRESENTA SUSPEITO DE MATAR E DECEPAR A CABEÇA DE LÍDER COMUNITÁRIO EM ESTÂNCIA 

Policiais da Delegacia Regional de Estância e da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), com apoio da Divisão de Inteligẽncia e Planejamento Policial (Dipol), prenderam por volta das 10h desta segunda-feira, no bairro Aeroporto, zona sul de Aracaju, um homem suspeito de matar o senhor Pedro Francisco dos Santos, 72 anos, um dos fundadores do bairro Cidade Nova e líder comunitário do povoado Calumbi, ambos em Estância. José Crisanto Valério dos Santos, 60 anos, rendeu a vítima decepou uma das mãos e a cabeça do idoso.

De acordo com o delegado André David, após o crime, que ocorreu no dia 2 de maio de 2013, o autor fugiu da cidade e nunca mais foi visto pelos vizinhos e moradores do bairro. “Ele não confessa o crime, mas as evidências apontam para Crisanto como autor do homicídio. Encontramos o corpo do idoso às margens da BR-101 sem a cabeça e uma das mãos e lado achamos um arco e flecha dentro de uma poça de sangue”, explicou.

O crime chocou a sociedade estaciana em virtude da vítima ser uma pessoa bem quista e pelas características de crueldade empregadas na execução do homicídio. “Iniciamos as investigações a partir do passado da vítima e descobrimos que o senhor Pedro Francisco era uma pessoa muito querida pela comunidade. A família dele nos contou que a única discussão que teve na vida foi com José Crisanto em virtude da posse de uma terra”.

Crisanto, por sua vez, era temido pelos moradores por seu histórico de crimes e pela violência que usava para resolver pequenos problemas. “Não bastasse isso, o suspeito fugiu da cidade depois do homicídio e nunca mais voltou para cuidar de sua casa e de um terreno que tem no município”. O serviço de inteligência da Polícia Civil entrou em ação e conseguiu localizar o suspeito, que estava morando em uma casa alugada no bairro Aeroporto.

Histórico criminal

Segundo o delegado-geral, Everton Santos, o suspeito também é apontado com autor de uma tentativa de homicídio contra a enfermeira Silvana Maria Góes, fato ocorrido no dia 13 de março de 2011, na Orla da Praia de Aruana. Crisanto foi contratado pelo marido da vítima, o médico Vanderlei Gomes Santos, para matar a mulher de forma que parecesse um latrocínio e não um homicídio.

Na época, o caso foi investigado pelo delegado Jeferson Alvarenga, titular da 4ª DM, que descartou de imediato a possibilidade de tentativa de assalto porque imagens da SMTT mostraram o marido da vítima em companhia de Crisanto. Ambos foram presos, mas Crisanto já estava em liberdade e praticando novas atrocidades.

Desta vez, José Crisanto foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e permanece preso à disposição da Justiça em uma das delegacias de Aracaju.

 

Fonte: Ascom SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário